SOBRE OS DOIS DIAS DE COLÓQUIO...


O colóquio “Mário Saa: Poeta e Pensador da Razão Matemática – Nos 40 anos da sua morte” decorreu nos dias 20 e 21 de Janeiro na Universidade Católica em Lisboa e no Ervedal (Avis), respectivamente, tendo cumprido o objectivo que esteve na génese da sua realização: o do estudo científico da obra de Mário Saa.

Ao longo dos anos foram publicados trabalhos dedicados a este Autor, sejam em modo de homenagem, como o caso da Associação dos Amigos do Concelho de Avis (2002), sejam no do estudo da obra, como com João Rui de Sousa (2006) ou André Carneiro (2009), passando por Elisabete Pereira com a sua dissertação de mestrado (2010), não esquecendo os estudos de Nuno Júdice no âmbito da poética que remontam à década de 70 do século XX.

Este encontro, pois, representou um marco no âmbito nos estudos científicos sobre Mário Saa, tendo-se dedicado, exclusiva e inteiramente, dois dias ao estudo da sua obra, pelos quais passaram várias áreas do saber (ainda que algumas não tivessem sido possíveis de abordar, nomeadamente a geografia antiga ou a camoniana), abrindo-se, assim, o diálogo interdisciplinar que muito contribuiu para a definição das relações em torno do par Autor-Obra.

É desejo da organização que este encontro não se esgote em si mesmo, e que as novas perspectivas e abordagens sejam tornadas conhecidas de um público mais vasto, ajudando a divulgar o interesse que o estudo de Mário Saa tem na nossa contemporaneidade para a compreensão da cultura expressa em Língua Portuguesa.

Já estamos a preparar o caminho para a publicação das actas, pois será a partir delas que, de forma efectiva, serão apreciadas as comunicações dos nossos conferencistas, bem como divulgadas junto da nossa comunidade escolar e universitária, não esquecendo o público em geral que nos visitou e participou activamente.

Sobre as instituições que se nos associaram, queremos agradecer ao Conselho de Administração da Fundação Arquivo Paes Teles, na pessoa do Sr. Joaquim Lageira, à Câmara Municipal de Avis, na pessoa do seu Vice-Presidente, Dr. Nuno Silva, à Fundação António Quadros e à sua Presidente, Dra. Mafalda Ferro, duplamente, quer pela divulgação, quer pela presença em Lisboa, e ao Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, na pessoa do seu Presidente, Professor José Esteves Pereira.

À Nova Casa Portuguesa, à Real Associação da Beira Litoral, à Embaixada do Brasil, à Nova Águia, entre outros, pela pronta divulgação do evento, o qual alcançou a sua internacionalização pelos ecos que nos têm chegado.

 

A todos os participantes, o nosso obrigado.