CONFERENCISTAS

(notas curriculares por ordem alfabética)

AMÉRICO ENES MONTEIRO
Doutorado em Cultura Alemã pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e professor associado jubilado da mesma Faculdade, onde lecionou Língua e Cultura Alemãs (Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas e Licenciatura em Estudos Europeus). É autor de A Receção da Obra de Friedrich Nietzsche na Vida Intelectual Portuguesa (1892-1939),  (Porto, Lello Editores, 2000), tese de  doutoramento, coautor e organizador de Reencontro com Nietzsche no 1. Centenário da Sua Morte (1900-2000),  (Granito Editores e Livreiros), coautor e coordenador de Hermann Graf Keyserling (Cadernos do CIEG n.º 8 - Coimbra 2003) e Max Nordau (Cadernos do CIEG n.º 25 - Coimbra 2006). Organizou e participou em congressos e simpósios nacionais e internacionais  sobretudo sobre F. Nietzsche, Hermann Graf Keyserling e Max Nordau. Relativamente a Keyserling, participou em 2003, em Tartu (Estónia) no Simpósio Intercultural e Interdisciplinar «Das hier ist  woanders. Das baltische  Weitererlebnis der Keyserlings», em que moderou uma das sessões e apresentou uma comunicação intitulada «Portugal im Rahmen des Europagedankens bei Hermann Keyserling». O texto desta comunicação está publicada no volume Baltisches Welterlebnis. Die kulturgeschichtliche Bedeutung von Alexander, Eduard und Hermann Graf Keyserling (Universitätsverlag Winter, Heidelberg 2007). Tem publicados em revistas nacionais vários ensaios de temática cultural.


ANDRÉ CARNEIRO
Professor do Departamento de História da Universidade de Évora, membro da Direção da Associação Profissional de Arqueólogos, presentemente a preparar o doutoramento, e tem várias publicações, nomeadamente  aquela que dedica a Mário Saa e que se intitula Uma releitura de "As Grandes Vias da Lusitânia – O Itinerário de Antonino Pio" de Mário Saa, cinquenta anos depois.


 ANTÓNIO BRAZ TEIXEIRA
António Braz Teixeira, Lisboa, 1936, atualmente Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade Lusófona, exerceu funções docentes nas Universidades de Lisboa e Évora e Católica. Membro da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Brasileira de Letras. É autor de duas dezenas de livros sobre direito, filosofia jurídica e hermenêutica do pensamento português, brasileiro e galego.


ELISABETE PEREIRA
Licenciada em História variante Património Cultural (2002) e mestre em Estudos Históricos Europeus pela Universidade de Évora com a tese «Mário Saa (1893-1971) - Um intelectual português na sociedade do século XX» (2010). Bolseira da FCT, desenvolve uma investigação consagrada à «Comunicação pública das ciências e colecionismo» no âmbito do Programa de Doutoramento em História e Filosofia da Ciência do CEHFCi-UE. Técnica Superior da Fundação Arquivo Paes Teles, integra presentemente o seu conselho técnico-consultivo onde coordena a revista VIALIBVS.


FILIPE THEMUDO BARATA
Historiador, especialista em história do Mediterrâneo, tendo dedicado também a sua atividade docente e de investigador a temas do património cultural e da museologia. Professor da Universidade de Évora e membro do centro de investigação CIDEHUS.

JOÃO RUI DE SOUSA
Poeta e ensaísta, licenciou-se em Ciências Históricas e Filosóficas, pela Faculdade de Letras de Lisboa. A partir de 1982 e até à sua aposentação em 1993, trabalhou como investigador na área de espólios literários da Biblioteca Nacional de Lisboa. Foi um dos fundadores, com António Ramos Rosa, António Carlos (Leal da Silva), José Bento e José Terra, da revista Cassiopeia, que dirigiu em 1955 e onde se estreou literariamente com dois poemas e o ensaio "A Angústia e o Nosso Tempo". Ao nível da actividade ensaística, e com predomínio da crítica de poesia, tem igualmente colaboração em cerca de dezena e meia de publicações periódicas, destacando-se, pela intensidade dessa colaboração, Colóquio-Letras, JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias e A Capital. Para além de estudos mais desenvolvidos e já recolhidos em publicações, nomeadamente sobre Cesário Verde e Mário Saa, teve responsabilidades na organização e na apresentação de volumes como Fotobibliografia de Fernando Pessoa e Poesias Completas de Adolfo Casais Monteiro. Destaca-se da sua obra poética, Lavra e Pousio, publicada pela D. Quixote.

JOSÉ CARLOS PEREIRA
José Carlos Francisco Pereira nasceu em Viseu, em 1970. Licenciou-se na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), na qual foi prof. assistente. Realizou provas de mestrado, em Teorias da Arte, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, e doutorou-se em Estética pela mesma Universidade. É atualmente prof. Auxiliar da mesma instituição. Publicou Neotomismo e Arte Moderna, Fundação Lusíada, Lisboa, 2002; “A Doutrinação Estética da Revista Brotéria (1902-1960)”, Lisboa, 2003; As Doutrinas Estéticas em Portugal do Romantismo à Presença, Editorial Hespéria, Lisboa, 2011; colaborou no Dicionário de Escultura Portuguesa, J. F. PEREIRA (dir.), Lisboa, 2005 e é autor do livro infantil: O Peixe Lua no País do Pai Natal e de Ovas & outros sentimentos.


MANUEL CÂNDIDO PIMENTEL
Manuel Cândido Pimentel é Professor Associado da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, Diretor do CEFi - Centro de Estudos de Filosofia, membro da Sociedade Científica da UCP, sócio-fundador do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira e Académico correspondente da Academia Brasileira de Filosofia. Tem orientado os seus interesses para a Cultura Filosófica Portuguesa, Luso-Brasileira e Hispano-americana, bem como para a Ética e a Filosofia do conhecimento, coordenando e participando, nestas áreas, em múltiplos projetos de unidades de I&D. Organizou o vol. IV da História do Pensamento Filosófico Português (Lx, 2004). Em 2008, foi Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações do IV Centenário do Nascimento do Padre António Vieira.
Salientam-se as obras Antero de Quental: Uma Filosofia do Paradoxo (PDL, 1993), Filosofia Criacionista da Morte (PDL, 1994), Odisseias do Espírito (Lx, 1996), A Ontologia Integral de Leonardo Coimbra: Ensaio sobre a Intuição do Ser e a Visão Enigmática (Lx, 2003) e De Chronos a Kairós: Caminhos filosóficos do Padre Antônio Vieira (Brasil, 2008).


MANUEL FERREIRA PATRÍCIO
1-Componente biográfica
Professor Catedrático Jubilado da Universidade de Évora (2006)
Reitor da Universidade de Évora (2002-2006)
Agregação em Axiologia Educacional pela Universidade de Évora (1992)
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Filosofia da Educação, pela
Universidade de Évora (1984)
Membro da Comissão de Reforma do Sistema Educativo (1986-1988)
Presidente do Instituto de Inovação Educacional (1987-1990)
Director-Geral do Ensino Superior (1993-1996)
Sócio-correspondente da Academia das Ciências)
Sócio-Correspondente da Academia Internacional da Cultura Portuguesa
Fundador e membro dos órgãos sociais do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira
Membro do Conselho Editorial da Imprensa Nacional-Casa da Moeda
Membro do CEFI da Universidade Católica Portuguesa
Presidente da Direcção de Marânus-Associação para a Divulgação da vida e da obra de
Teixeira de Pascoaes
Sócio-fundador e Presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Ciências da
Educação
Sócio-fundador e Presidente da Assembleia Geral da Sociedade de Filosofia da
Educação em Língua Portuguesa (SOFELP)
Colaborador do Centro de Investigação em Filosofia da Faculdade de Letras da
Universidade do Porto
Membro do Conselho Consultivo do Projecto sobre a Estética da "Renascença
Portuguesa", da Universidade Católica Portuguesa/Porto
2- Componente bibliográfica
A Escola Cultural - Horizonte Decisivo da Reforma Educativa,Lisboa, Texto Editora, 1990
A Pedagogia de Leonardo Coimbra - Teoria e Prática, Porto, Porto Editora, 1992
Lições de Axiologia Educacional, Lisboa, Universidade Aberta,1993
O messianismo de Teixeira de Pascoaes e a educação dos portugueses,Lisboa, Imprensa
Nacional-Casa da Moeda, 1996
A Escola Cultural e os Valores,Organizador e colaborador, Porto, Porto Editora, 1997
Escola, Aprendizagem e Criatividade, Organizador e colaborador, Porto, Porto Editora,
2001
Conhecimento do Mundo Social e da Vida-Passos para uma pedagogia da sageza,Lisboa,
Universidade Aberta, 2004 ( em colaboração com Luís Miguel Sebastião)
"Coordenadas filosóficas do pensamento do Padre António Vieira",in Padre António Vieira
- O tempo e os seus hemisférios, Actas do Congresso Internacional Vieira, Lisboa, Colibri,
2008, pp.131- 143
"Uma leitura para hoje da doutrina vieirina do Quinto Império". A aguardar publicação no
livro de Actas do Ano Vieirino


NUNO JÚDICE
Escritor, poeta e ensaísta português, Professor da Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou em 1989 com uma tese sobre Literatura Medieval, é um dos mais importantes poetas portugueses de hoje, com obra traduzida em várias línguas, tendo conquistado os mais importantes prémios literários portugueses. Estreando-se em 1972 em volume com A Noção de Poema, viu a sua obra poética reunida em Poesia Reunida 1967-2000.Destacamos a obra «As máscaras do poema», Aríon, Lisboa, 1998.

PINHARANDA GOMES
Pinharanda (Jesué) Gomes nasceu em 1939. Sócio fundador do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira (Lisboa) e da Ordem de Ourique (Associação Promotora de Portugalidade). Integrou, na Universidade Católica, os Grupos de Trabalho Sena Freitas e Franciscanismo (Lisboa), e Catolicismo e Liberalismo no Séc. XIX (Porto).
É membro correspondente eleito da Academia Internacional da Cultura Portuguesa, da Academia Portuguesa da História, entre outras. Integrou a Comissão Histórica da Canonização de Nuno de Santa Maria. Citam-se algumas obras da sua extensa bibliografia:
Liberdade de Pensamento e Autonomia de Portugal (1971); Pensamento e Movimento: Prolegómenos a uma Ascese Filosófica (1974); Teodiceia Portuguesa Contemporânea (1975) ; Pensamento Português (1979); História da Filosofia Portuguesa, 3 vols. (1981-1983-1991);  A Teologia de Leonardo Coimbra (1985); Dicionário de Filosofia Portuguesa  (1987); Entre Filosofia e Teologia (1992); A Escola Portuense: Uma introdução histórico-filosófica  (2005); Agostinho da Silva – História e Profecia (2009).


RENATO EPIFÂNIO
Renato Epifânio: Professor de Semiótica no IADE; Membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, da Direção da Sociedade da Língua Portuguesa e da Associação Agostinho da Silva; investigador na área da ?Filosofia em Portugal?, com dezenas de estudos publicados, desenvolve atualmente um projeto de pós-doutoramento sobre o pensamento de Agostinho da Silva, com o apoio da FCT: Fundação para a Ciência e a Tecnologia, para além de ser responsável pelo Repertório da Bibliografia Filosófica Portuguesa: www.bibliografiafilosofica.webnode.com; Licenciatura e Mestrado em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; doutorou-se, na mesma Faculdade, no dia 14 de dezembro de 2004, com a dissertação Fundamentos e Firmamentos do pensamento português contemporâneo: uma perspetiva a partir da visão de José Marinho (no prelo); autor das obras Visões de Agostinho da Silva (2006), Repertório da Bibliografia Filosófica Portuguesa (2007), Perspetivas sobre Agostinho da Silva (2008), Via aberta: de Marinho a Pessoa, da Finisterra ao Oriente (2009), A Via Lusófona: um novo horizonte para Portugal (2010) e Fernando Nobre: Diário de uma Campanha (2011). Integra a Direção da NOVA ÁGUIA: Revista de Cultura para o Século XXI e é o Diretor da Coleção de livros com o mesmo nome (Zéfiro). É o Presidente do MIL: Movimento Internacional Lusófono.